DESTINO – Animação surreal de Salvador Dali e Walt Disney
2/21/2013Postado por Dianah B
Não conhecia esse projeto, mas novamente por uma “coincidência virtual” achei no Youtube. E nunca imaginaria ver Dali e Disney juntos! Ficou magnífico, amor a primeira vista! Abaixo um resumo sobre o curta-metragem:
“Entre 1945 e 1946, Walt Disney contratou Salvador Dalí para a elaboração de um curta-metragem baseado na música Destino do compositor mexicano Armando Domínguez (cantada por Dora Luz). O trabalho do pintor catalão era preparar uma seqüência combinando animação com dançarinos ao vivo e efeitos especiais para um filme no mesmo formato de Fantasia.
Oito meses depois do início do projeto, Disney descontinuou o projeto por questões financeiras (outros alegam que foi devido a divergências artísticas entre Dali e Disney).
Somente 58 depois, o neto de Walt, Roy Edward Disney, encontrou o material e resolveu finalizar o projeto, convidando o estúdio parisiense da Disney e 25 animadores sob a direção Dominique Monfréy, usando os storyboards de Dalí e John Hench. John, que iniciou no projeto em 1945 como desenhista e era profundo conhecedor dos storyboards, orientou a equipe de animação.
Dalí definiu o projeto como “uma exposição mágica da problemática da vida no labirinto do tempo”, e Walt Disney o descreveu como “uma história simples sobre uma garota em busca do amor verdadeiro”.
O video conta a história de Chronos (a personificação do tempo na mitologia grega) e sua incapacidade de amar uma mulher mortal.
Foi premiado como Melhor Curta nos festivais de Melbourne e Rhode Island Internacional e concorreu ao Oscar em 2003 como Melhor Curta de Animação.”
um tanto irônico ver as duas explicações acerca da animação. Só elas demonstram a disparidade de idéias entre Salvador e Walt.
Bom, chega de explicações. Abaixo o curta completo.
Dianah de 2021 para dizer que fizeram uma versão com Pink Floyd como trilha sonora e não é que combinou perfeitamente? Abaixo a versão psicodélica floydiana:
0 Comentários