KEFIR: O que é suas utilidades | VEDA# 14

4/25/2015

O QUE É O KEFIR?

OBS: Para saber a receita do Kefir de água, clique aqui e veja o post TIPOS DE KEFIR VEGETAIS

KEFIR É UM PROBIÓTICO


Kefir (Kephir ou Kefyr), kewra, talai, mudu kekiya. É originário das Montanhas do Cáucaso Setentrional (Rússia) há séculos. A palavra Kefir é derivada do turco keif que pode ser traduzida como sentir-se bem. Quando feito de leite possui uma consistência cremosa
O kefir ou quefir é uma bebida probiótica, feita à partir de uma colônia de microorganismos simbióticos imersa em uma matriz composta de polissacarídeos e proteínas.
Probióticos são produtos farmacêuticos ou alimentares encontrados em iogurtes e leites fermentados que contêm um ou mais micro-organismos vivos, como os lactobacilos e as bifidobactérias. Depois de consumidos, se dirigem principalmente para o trato gastrointestinal e urogenital, estimulando seu funcionamento saudável.
“O intestino é a principal porta de entrada de nutrientes no organismo, absorvidos pela parede intestinal, mas agentes patogênicos também podem entrar . A função dos probióticos é colonizar e proteger a parede intestinal, evitando, assim, que moléculas alergênicas e micro-organismos patogênicos façam mal à saúde”,
É como um exército que trabalha à nosso favor se integrando à flora intestinal, deixando-a equilibrada, esse exército de micro organismos do bem auxiliam na absorção dos nutrientes: ferro, cálcio e vitaminas do complexo B, entre outros, fazendo seu valor nutritivo e terapêutico aumentar.
Consumindo diariamente suplementos ou produtos que tenham esses micro organismos como iogurtes e leites fermentados como o kefir, seus efeitos probióticos nos beneficiarão ajudando nosso exercito de defesa.
Consumir alimentos prebióticos (fibras não digeríveis) que servem de alimento e fortalecem os micro organismos do bem e o nosso sistema imune, aumentando a absorção de cálcio e magnésio tais como: Cebola, alho, tomate, banana, mel, raiz de chicória, aspargo e alcachofra.
Beber bastante água, já que o líquido ajuda na formação e eliminação do bolo fecal.
Diferente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir exige temperaturas mais baixas e é fermentado por 37 tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras (utilizadas na preparação de diversos produtos, dentre eles: pão, cerveja, vinagre, queijo, vinho, chucrute etc).
O grão de Kefir é um agrupamento gelatinoso polissacarídeo que tem vários microorganismos em simbiose, e sua complexidade ainda não foi completamente decifrada pela ciência.

BASICAMENTE O KEFIR CONTÉM:

8 leveduras, 2 bactérias acéticas, cerca de 16 lactobacilos, cerca de 9 streptococci/lactococci, ácido fólico, ácido pantotênico, biotina (vitamina B), cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, niacina (vitamina B3), potássio, proteínas, pyridoxina (vitamina B6), triptofano, vários outros aminoácidos benéficos, vitamina B12 (o kefir de leite), vitamina K.
É formada por lactobacilos e leveduras fermentadoras da lactose (Kluyveromyces marxianus) e leveduras não fermentadoras de lactose (Saccharomyces omnisporus, Saccharomyces cerevisiae e Saccharomyces exiguus), Lactobacillus casei, Bifidobaterium sp e Streptococcus salivarius subsp thermophilus., fungos benignos e culturas de bactérias e lactobacilos como por exemplo: Lactobacillus bulgaricus, Streptococcus thermophilus, Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus casei, leuconostoc, lactococcus e acetobacter que produzem ácido láctico, álcool etílico e dióxido de carbono.
O kefir é usado para aumentar as defesas do organismo, regular o funcionamento do intestino, amenizar problemas de pele como acne e dermatite, melhorar a digestão da lactose e inibir tumores e bactérias causadoras de infecções.
Levemente ácido e com um cheiro moderado como de cerveja (levedura). Ele pode conter de 0,08 à 2% de álcool. Nas fermentações de 24 hs tem mais ou menos de 0,08 à o,5%.
O metabolismo da colônia de microorganismos consome a lactose e reduz a caseína, albumina e outras proteínas aos aminoácidos que as constituem, além de sintetizar ácido láctico, a lactase e outras enzimas que ajudam a digerir a lactose restante depois da bebida ingerida. Ainda modificam os sais de cálcio para formas mais facilmente absorvidas pelo organismo humano. Pode ser feito de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, égua e até de camela. de soja, côco, assim como de água, sucos, etc…

OS GRÃOS SE MULTIPLICAM
O nome “grãos” é uma metáfora, pois eles se parecem com grãos, na realidade grãos de kefir de leite se parecem com sagu cozido bem unido e quando de água parecem com pedacinhos de gelatina incolor picadinha e quando de frutas adquirem a cor da fruta usada, por exemplo se forem de suco de uvas, se parecerão com framboesas.
Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme são cultivados, quanto maior a temperatura mais ativos ficam e aumentam mais rapidamente o seu tamanho, por causa disso, são doados e as orientações passadas de pessoa à pessoa. Seu preparo é simples, podendo ser misturado à frutas, mel e cereais e em receitas que levam leite ou iogurte.
Mantenha-o em local com pouca luz e com temperatura exterior o mais constante possível – 15.°C à 40.°C – quanto maior a temperatura mais rápida a fermentação, abaixo dos 10.°C ele entra em estado de hibernação, por isso se quiser um período sem utilizá-lo, guarde-o na geladeira.

KEFIRAN
Kefiran (KFG-C) é um gel solúvel polissacarídeo presente em grãos de kefir de leite, como uma gosma esbranquiçada, parecida com clara de ovo, os grãos de kefir possuem 45% de kefiran em sua composição. Ele é composto por monossacarídeos, glicose e galactose em proporções quase iguais, produzidos no centro do grão por lactobacilos homofermentativos:
Lb.kefiranofaciens e Lb.kefiri (estes lacotobacilos em particular é encapsulado no centro dos grãos onde as condições anaeróbicas são favoráveis à síntese do kefiranpela na presença do álcool etanol.
Existem outros lactobacilos que produzem um polissacarídeo similar: Lbsp.KPB-1678 e Lb.brevis. As espécies de lactobacilos que produzem kefiran ou uma forma similar de polissacarídeos podem ser os responsáveis pela tendência natural dos grãos se unirem em estruturas fechadas, talvez por causa das diferentes pressões dos micróbios encapsulados, organizados em camadas específicas que se extendem através do centro da matriz.

KEFIRIDADE
É o líquido amarelado que fica abaixo ou acima do kefir de leite, que alguns chama de “soro”, rico em kefiran. Pode-se conseguir kefiraridade também dando descanso aos grãos, que são colocados em água sem cloro por 24 hs. Esta água que sobra também é rica em kefiran e pode ser adicionada à kefiraridade obtida da fermentação dos grãos com leite.

*CONSUMO DOS GRÃOS EXTRAS

Nós consumimos os grãos de kefir extras para consumo, mais ou menos 1 colher de sopa por pessoa batidos em sucos ou vitaminas de frutas são uma reposição natural de probióticos diretamente no nosso intestino, só fazem bem são digamos “uma overdose” de saúde para nosso organismo.

 _____________________________________________________________________________


USOS DO KEFIR / KEFIRARIDADE / KEFIR DE ÁGUA E GRÃOS

“kefir vera”  queimadura de sol (loção calmante e curativa):
Se você está com queimaduras de sol e está ardendo, bata no liquidificador:

• 1 parte de kefiraridade (ou kefir de água)
• 1 parte do gel da babosa (retire a parte exterior da folha fresca, o que sobra é o gel de babosa)

Para cada 100 ml desse composto adicione 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem e misture por 30 segundos, coe com um coador ou pano. Modo de usar: 1º dia: aplicar 3 à 4 camadas de loção sobre a queimadura, deixe secar. Depois aplique 1 vez ao dia, em mais ou menos 7 dias a parte queimada se regenera sem ficar coçando.

*Obs: Só use aloe vera se não for alérgico.

LOÇÃO PARA BARBEAR OU PARA DEPILAÇÃO:

Fazer a mesma mistura para queimadura, sem o azeite.
Modo de usar: Passe no rosto e se barbeie, retire o que sobre com uma toalha molhada ou seca. O uso contínuo dessa loção após barbear-se melhora a pele (ou pernas e braços após depilação), é um hidratante natural.

*Obs: Só use aloe vera se não for alérgico.

LAVAR O ROSTO:
Adicione kefiraridade ou kefir de água à água morna e lave o rosto, isso ajuda à fechar os poros funcionando como adstringente natural.

MÁSCARA PARA O ROSTO:
Misture a kefiraridade ou kefir de água com qualquer receita de máscara facial, atua como adstringente natural fechando os poros.

LAVAGEM NATURAL DO CABELO E ANTICASPA:
Use a kefiraridade ou kefir de água para lavar o cabelo, deixando-o sedoso, forte e saudável, use pura ou morna e massageie o cabelo e couro cabeludo por mais ou menos 1 minuto. Repita, enxágüe com água limpa.
Como anti-caspa, antes de enxaguar, deixe agir por mais ou menos 10 minutos.

Controle da “Cândida Albicans (aftas e vaginite):
O kefir digere as células de leveduras e tem um efeito benéfico na flora intestinal, por isso pode ser usado na prevenção e combate à Cândida. É pela mesma razão que muitas mulheres usam iogurte natural (com lactobacilos vivos) como um poderoso agente anti-cândida, no tratamento da candidíase vaginal, sendo muitas vezes um dos poucos (por ser natural não cria resistência) que funciona nos casos crônicos de resistência aos remédios alopáticos
 
Modo de aplicar: A kefiraridade pode ser usada junto com calêndula, camomila, folha ou raiz de “confrei” e chá de raiz de tumeric (açafrão). Usar uma parte de kefiraridade com uma parte de chás dessas ervas, adicione a kefiraridade quando o chá estiver à temperatura do corpo.
Obs: Kefir de água ou suco em partes iguais com kombucha fazem muito bem esse papel, não só em candidíase vaginal mas na crônica também, visto que o kombucha encapsula o fermento da cândida e o kefir as digere. Além do fato de que tomar 1 litro de kefir misturado com kombucha é mais fácil do que tomar 1 litro de iogurte. (receita abaixo)
Psoríase: Pode ser usada no controle da psoríase (especialmente do couro cabeludo).
Modo de usar: Após lavar o cabelo, enxágüe com kefiraridade ou kefir de água puros e deixe agir por mais ou menos 20 minutos, enxágüe com água.
Cozinhar macarrão / arroz / legumes:
Adicione a kefiraridade ou kefir de água na água de cozimento, para adicionar suas vitaminas e qualidades à sua receita. só tome cuidado porque pode espumar como leite.

*CONSUMO DOS GRÃOS EXTRAS
Nós consumimos os grãos de kefir extras para consumo, mais ou menos 1 colher de sopa por pessoa batidos em sucos ou vitaminas de frutas são uma reposição natural de probióticos diretamente no nosso intestino, só fazem bem são digamos “uma overdose” de saúde para nosso organismo.

KEFIR + KOMBUCHA
Em casa usamos uma mistura em partes iguais de kefir de água + kombucha adoçados com stévia pura. Essa mistura fica deliciosa e substitue o refrigerante industrializado cheio de açúcar, químicas e produtos nocivos à nossa saúde.
E como já dito no texto acima torna mais fácil o consumo em maiores quantidades do kefir, visto que consumir 1 litro de iogurte é bem difícil.

OUTROS USOS:
Desinfecção de alimentos:

Use 100 ml de vinagre branco ou de maçãs + 100 ml de kefir/kombucha
+ 1 colher de sopa de bicarbonato
Deixe de molho as frutas, verduras e legumes previamente lavados por 15 minutos, passe em água corrente.

 Desinfecção das mãos:
Usar diretamente na lavagem das mãos.

Desinfecção da pia e do tanque:

Usar diretamente sobre a pia previamente desinfetada com água sanitária para completar a desinfecção.
 
Em peças de roupa íntimas:

Use diretamente, deixe secar e passe para eliminar principalmente a Candidíase.
 
Candidíase:
Kefir de água ou suco em partes iguais com kombucha ajudam a combater a candidíase, não só a vaginal mas a crônica também, visto que o kombucha encapsula a cândida e o kefir as digere. Na hora de beber coe, pois sempre se formam mais panquecas e fios que são vitaminas que são desagradáveis de se ingerir, Adoce à gosto com stévia pura.
 
_________________________________________________________________________________

POSOLOGIA:

Comece com 100 ml por dia se nunca tomou. Vá aumentando até 300 ml ou mais dependendo do caso. Em alguns casos até 1 lt diário é recomendado.
 

Talvez lhe interesse

0 Comentários

Curta-nos no Facebook

INSTAGRAM