SOPA DE CENOURA COM GENGIBRE (Sem glúten ou Lactose)
6/08/2015Por Dianah B
Esta sopa além de ser muito saborosa, principalmente nos dias frios de inverno aquecendo de uma maneira deliciosa, ajuda muito para acelerar o metabolismo e queimar calorias.
Ela pode ajudar bastante em muitos problemas de saúde ajudando no tratamento convencional, pois possui propriedades anti-oxidantes, anti-inflamatórias, antivirais, antibacterianas e pode auxiliar a aumentar nossas defesas imunológicas. Abaixo você encontrará algumas propriedades de cada item que a compõe.
Obs: Embora a maioria das pessoas não tenha problemas com ele, dê uma olhada nas contra-indicações para não ter problemas, ok?
Vamos as propriedades dos ingredientes:
CENOURA
A cenoura é uma raiz alaranjada, rica em betacaroteno com propriedades que ajudam na nossa visão, pele e mucosas. A cenoura contém muitas fibras e:
Vitaminas, A, C, B2 e B3. Sais minerais, Fósforo, potássio, cálcio e sódio.
Cada 100 gramas contém 40 calorias, sendo boa para regimes de emagrecimento, além do fato que a sua cor laranja na cromoterapia ajuda no sistema linfático corporal ajudando o organismo a eliminar mais facilmente as toxinas.
GENGIBRE
Ele contém grande quantia de ferro e cálcio e o gingerol um poderoso anti-oxidante e antiinflamatório.
Ele é estimulante da mente e do corpo, pois acelera o metabolismo corporal.
Ajuda também a digestão, reduz a flatulência e tira o mal estar proporcionado nas diarréias.
Pode ser usado na gravidez ajudando a aliviar as náuseas, e também por qualquer pessoa que tenha enjôos não sómente grávidas. A inalação do gengibre pode ajudar nesses casos.
Se utilizada fresca pode ser mastigada para tratar problemas na garganta, o chá pode ser usado em gripes e resfriados. Ele melhora a circulação sanguínea a linfática, ajudando em inflamações, quando usado em compressas ajuda na artrite e músculos doloridos e em dor de cabeça na hipertensão arterial.
Na culinária é usada em muitos pratos principalmente na culinária oriental dando um sabor picante inconfundível. Pode ser usado em vinhos, licores e também no kefir como 2ª fermentação. (link kefir)
Contra-indicações:
Acne, eczema, febres altas, azia, hemorragia interna, úlceras. Algumas pessoas podem ter sintomas pelo uso em altas doses tais como: vômitos, diarréia, azia, dor de estômago, coceira, inchaço na boca, face, lábios e língua, erupções cutâneas, dificuldade de respirar.
LARANJA
Ela é rica em vitamina C que protege as células contra os radicais livres causadores de doenças crônicas como câncer e problemas cardíacos.
Ela também contém: potássio (que ajuda a regular o ritmo do coração), magnésio, fósforo, ferro e ácido fólico, pectina e flavonóides. Possui propriedades anti-oxidantes, anti-inflamatórias, anti-tumorais (pela presença de polifenóis) que evitam a formação de coágulos no sangue e organismo.
Elas possuem limonóides cítricos que ajudam a combatem câncer de pele, pulmão, mama, estômago e cólon. Ela previne doenças renais e reduzindo pedras nos rins, e também abaixam o colesterol.
Suas fibras ajudam a prevenir a prisão de ventre, elas possuem caratenóides que se convertem em vitaminas A que ajudam a prevenir a degenaração macular (olhos).
Ela ajuda a regular a pressão arterial pela presença do flavonóide hesperidina, além da presença do betacaroteno poderoso antioxidante.
Embora as pessoas se preocupem com sua acidez, ela também possui minerais alcalinos que fazem sua ingestão equilibrar o organismo, ao invés de torná-lo ácido.
Evite adicionar açúcar quando a ingerir, pois ele retira suas propriedades, junte à seu suco alguma fruta mais doce como manga, ou use adoçantes naturais como a estévia.
CEBOLA
Possui selênio, enzima anti-oxidante que protege as
membranas celulares, o revestimento interno dos vasos sanguíneos,
podendo retirar coágulos, evitando infartos, AVC ou embolia pulmonar.
Ela
pode depurar o sangue, fígado, purificar intestinos, eliminando fungos,
bactérias e toxinas prejudiciais, aumentando a diurese. Possui
propriedades antibacterianas, antivirais e antibióticas que podem
aumentar nossas defesas imunológicas.
Ela ajuda a eliminar a tosse,
rouquidão, asma, prisão de ventre, e em picadas de insetos pode-se
friccionar o local com uma cebola cortada.
Porque ela faz chorar?
Pela presença do ácido sulfúrico liberado quando as cortamos que irrita os olhos provocando lágrimas e seu cheiro forte.
Aqui está a receita:
SOPA DE CENOURA COM GENGIBRE
INGREDIENTES:
- 2 colheres de sopa de óleo ou azeite
- 1/2 xícara de cebola picada
- ¼ xícara de gengibre picado ou ralado
- 3 xícaras de água ou caldo de legumes
- 4 xícaras de cenouras cruas descascadas e picadas
- 1 1/2 xícara de suco de laranja
- 1/2 xícara de água
- sal e temperos à gosto.
PREPARO:
Doure a cebola e o gengibre no azeite. Junte o caldo (ou a água) e a cenoura picada, ferva até ficar macio. Retire do fogo, bata no liquidificador e coe. Volte à panela, acrescente o suco de laranja e a água. Cozinhe mais 5 min.
Obs: Como sempre fazemos em grandes quantidades para congelar verifiquei que isso dificulta na hora de peneirar.
Por esse motivo, optei em dourar a cebola no óleo em uma panela pequena, retirá-la para a panela grande de sopa e no mesmo óleo que sobrou dourar os pedaços de gengibre, acrescentando água à ele cozinhando em separado como um chá, batendo-o posteriormente no liquidificador peneirando e acrescentando esse líquido aos outros ingredientes que irão cozinhar juntos na panela grande, o que facilita em muito o processo, pois assim fazendo no final não se terá que peneirar a sopa toda, mas só liquidificá-la.
Porém se você fizer em pequenas quantidades, liquidificar e peneirar é bem mais fácil.
Use o melhor processo para você.
Abaixo o vídeo com o passo-a-passo:
0 Comentários