MASSA VEGANA “1001 UTILIDADES” (Sem lactose, sem glúten e Vegano)

2/19/2016

por Dianah B

 Olá caro leitor!

 Você adora panqueca? Gostaria de encontrar uma versão vegana e sem glúten que pode substituir panqueca, canelone, macarrão, e oque mais sua imaginação permitir?
 Então lhes apresento essa massa M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A perfeita, deliciosa e fácil!

RECEITA MASSA VEGANA “1001 UTILIDADES”

  • 5 xicaras de farelo de aveia*
  • 4 xícaras de farinha de arroz
  • 7 xicaras de água
  • 4 colheres de sopa de farinha de chia
  • 12 colheres de sopa de água
  • 4 colheres de chá de sal
  • 4 colheres de sopa de farelo de arroz (opcional)

 PARA CELÍACOS: Se você for celíaco pode testar farinha de amaranto ou trigo sarraceno ou farinha de aveia sem glúten.

 NOTA: Aveia não contém glúten, mas existe a contaminação cruzada devido plantarem aveia próxima ao trigo. Para intlorantes como nosso caso, alguns podem comer aveia normal. Procure o médico e veja o seu caso.

OBS: Essa receita tem muitas vitaminas, devido à Chia que tem muitas propriedades, mas também você pode acrescentar à massa, uma farinha energética.

FARINHA ENERGÉTICA

  • Gergelim integral
  • Gergelim negro
  • Semente de abóbora tostada sem casca
  • Semente de girassol sem casca
  • Semente de chia
Em partes iguais, bata tudo no liquidificador e utilize em suas receitas para enriquecê-las com muitas vitaminas e sais minerais.

PREPARO DA MASSA:

Misture a farinha de arroz, o farelo de aveia e o sal. Junte à essa mistura as 7 xícaras de água, Deixe descansar por uns 10 minutos.
Misture a farinha de chia com as 12 colheres de água, deixe descansar por 10 minutos.
Você poderá notar que tanto a mistura de farinha com água, quanto a chia com água ficarão mais encorpadas e espessas. Se você quiser congelar, essa fase é a melhor, pois quando a massa é congelada ela costuma ficar mais aguada. Mas como ela está bem espessa, isso não ocorrerá.
Se você for consumir na hora, se achar necessário acrescente mais farelo de aveia no caso de estar aguada ou água se achar que está muito grossa. Teste fritando uma como panqueca. Se a massa já estiver boa, você pode utilizá-la para muitos preparados, como diz o nome para:

CANELONE: Basta fritar como panqueca e rechear ao seu gosto, colocar na forma um ao lado do outro, cobrir com molho e levar ao forno para gratinar.

WRAPP: 
Pegue a panqueca recheie à gosto, e dobre como uma tortilla.

ESPAGUETE OU TALHARIM: Fazer macarrão caseiro com essa receita é bem simples, é só fritar a panqueca enrolar e cortar com uma tesoura na espessura desejada. Cubra com molho e sirva.
 Abaixo o vídeo completo:
 


 PORQUE ESSA RECEITA É BOA PARA O CRUDIVORISMO

 Embora seja frita, essa receita é indicada para crudivorimo porque ajuda você na transição para o crudivorismo evitando comer menos massas como pão, macarrão, etc.
Usando apenas 1 panqueca e cobrindo com muita salada por cima (como na 2ª  foto acima) irá forrar o estômago com mais fibras além de impedir tanto o consumo de carboidratos.
Fora que o consumo da chia ajuda na regulação do trato gastro-intestinal além de outras excelentes propriedades descritos abaixo.

CHIA – UM ALIMENTO FUNCIONAL

Ela pode ser uma aliada no vegetarianismo e no veganismo substituindo os ovos, por possuir enorme quantidade de proteínas, por isso foi incluída nessa receita que pode ser consumida diariamente no lugar do pão, enriquecendo assim sua dieta.

ANTIOXIDANTES: flavonoide kaempferol e, em menor quantia, os ácidos cafeico e clorogênico.
FIBRAS: a alta concentração que a torna aliada no emagrecimento e na boa digestão.
CÁLCIO: 5 vezes mais cálcio que o leite de vaca e também ajuda a queimar gordura no organismo.
MAGNÉSIO: 2 vezes mais que castanhas e nozes .
MANGANÊS E FÓSFORO: 3 vezes mais que espinafre.
ÔMEGA 3: Possui teor muito maior que a linhaça e o salmão.
PROTEÍNAS:  Fonte completa, tem todos os aminoácidos essenciais necessários ao organismo.
VITAMINAS E MINERAIS: fonte vegetal mais rica que se tem conhecimento.

Cada 100 grs contém:
Energia: 2471 KJ / 595 Kcal;
Proteínas: 16g;
Carboidratos: 44g;
Lípidos: 31g.

PROPRIEDADES:
Reduz a ansiedade, por ajudar na absorção de carboidratos, liberando maia lentamente a energia na corrente sanguínea. Ela dá saciedade, uma vez que incha no estômago, quando misturada com água, dando sensação de barriga cheia, o que evita que se coma em demasia ,ajudando assim no emagrecimento.
Falando em energia, ela contém muita: 1 colher de sopa pode nos dar energia por várias horas.
Ela também ajuda em inflamações causadas pela gordura acumulada no organismo pelo Omega 3 que possui. Ela ajuda na desintoxicação por ter muitas fibras que regulam o trato intestinal e ajudam a retirar a gordura do organismo que é eliminada por meio das fezes que ficam mais abundantes.
Ela pode reduzir o colesterol, triglicérides, controla a glicemia, ajuda na formação dos ossos, no envelhecimento precoce, ajuda a imunidade, fortalece o intestino, elimina gorduras e toxinas, fornece energia, fortalece os músculos, previne diabetes, doenças cardiovasculares e ajuda a controlar a pressão.
A semente de chia integral, pode ter diversos usos na cozinha. Ela é capaz de agir quase como emulsificante, torna líquidos mais próximos de um gel e dá “liga” a massas.
A chia tem o poder de absorver 12 vezes o próprio peso em água. Pode-se utilizá-la em: pães, tortas, quiches, mousses, cremes, patês, risotos, farofa, saladas de frutas, sucos, vitaminas, etc…

QUANTIDADE DIÁRIA:
Como tudo na vida não usar em exagero, para não ter acumulo de fibras no intestino, umas 2 colheres de sopa por dia são suficientes.
Mas lembre-se só as coma dissolvidas em água, ou misturadas aos alimentos.

 Então, curtiu essas informações? Deixe seu comentário aqui

Talvez lhe interesse

0 Comentários

Curta-nos no Facebook

INSTAGRAM