PÃO SEM QUEIJO (VEGANO e DELICIOSO!) + COMO ASSAR NO FOGÃO (REVIEW FORMA VIGOROSA)

7/15/2021

 

 Olá Pessoal ,tudo bom com vocês?

 Bom com esse frio que chegou com tudo, que tal uma receita simples, com poucos ingredientes , rápida de fazer e Deliciosa? Lhes apresento o PÃO SEM QUEIJO VEGANO DE MANDIOQUINHA!

 Abaixo a receita completa.

 INGREDIENTES:

  •  2 xícaras (chá) de purê de mandioquinha (pode ser de batata-doce ou mandioca, ou até misturar os 3 três)
  • 1 xícara (chá) de polvilho azedo
  • 1 xícara (chá) de polvilho doce
  • 5 colheres (sopa) de óleo/ azeite ou óleo de coco
  •  1/4 xícara (chá) de água
  • 3 colheres (chá) sal
  • 1 colher (chá) fermento em pó
  • OPCIONAL: Temperos à gosto (ervas finas, orégano, páprica defumada, etc)

 PREPARO:

 Para começar, em 1 panela coloque a água, o óleo e o sal. Misture coloque para ferver. Enquanto isso, em outra tigela misture os polvilhos.

 Coloque a água quente no polvilho para escaldar, misture com uma colher e depois com as mãos até formar uma 'farofa'. Feito isso, junte o purê (caos queira dar uma sabor extra coloque o tempero que preferir), misture tudo até virar uma bola que desgruda das mão  e faça bolinhas (aqui rendeu 18 bolinhas maiores que no estilo coquetel).

 Aqui deixo 2 opções para assar: a tradicional de forno e a de fogão. Nós usamos a forma vigorosa (abaixo tem mais detalhes) na menor boca do fogão, fogo baixo e levou em torno de 15 ou 20 minutos, mas começamos a vigiar à partir dos 10 minutos para não queimar a 'bundinha' dos pãezinhos.

ASSAR EM FORNO TRADICIONAL: Não usamos forno aqui em casa (abaixo explico melhor), mas para quem quiser a versão tradicional deve colocar em forno pré-aquecido 180º graus de 25 à 30 minutos ou até sentir uma cheiro maravilhoso de pão sem queijo pela casa!

 DICA: Colocar um pregado na porta do forno deixando-o entreaberto, assim cria uma casquinha por fora e fica macio por dentro.) Depende do forno, então recomendo vigiar à partir dos 20 minutos.

No vídeo eles ficaram mais molinho porque tirei antes com 12 minutos (escolha própria), mas se quiser eles mais firmes como nas fotos abaixo, basta deixar os 20 minutos, dependendo da chama do seu fogão.

  Esse misturamos antes de assar tempero de pizza (orégano e manjericão) e ervas finas e ficou muito gostoso! Se quiser pode até rechear com cubinhos de tomate temperado com pizza (huummm, fiquei até com fome, rs!)


 Esse passamos por fora uma mistura chamada FARINHA ENERGÉTICA com xerém de amendoim, linhaça, chia, entre outros.  Ficou gostoso, só alguns amendoins ficaram durinhos demais pro meu gosto, mas se tu curte textura talvez curta.




ASSAR NA BOCA DO FOGÃO (como fazemos):

Já chegou o disco Voador! :P

 OBS: Não é patrocinado o Review (infelizmente, snif!), nós pagamos ela e só recomendo o que acredito - mas se a Empresa Vigor quiser fazer parcerias, aceitamos de braços abertos :)


Como dito acima, o nosso forno está velho e com defeito o que gastava muito gás, então a Nancy descobriu pelas andanças na net essa Forma Vigorosa que mais lembra uma nave espacial do Quico, rs.


Ela tem várias formas, fácil de limpar e
é bem simples, basta por em cima da boca do fogão. Amamos ela porque ela assa MUUUUUIIIITO melhor que o forno, fora ser mais rápido e economizar muito gás.

 DICA: Usamos ela sempre na menor boca do fogão, na chama mais baixa, porque esse bichinho esquenta rápido.

   Ela tem inúmeras funções e várias formas no kit, abaixo um breve resumo dela.

 Essa forma furadinha é para grelhar carnes em geral, mas usamos para fazer pão sem queijo, já que os furinhos permitem o ar quente assar em todos os lado, criando uma casquinha crocante, igual o efeito de por o pregador na porta do forno.

 

Essa forma é para fazer pizza - já usamos para assar biscoitos e até para secar casca de ovo, que usamos na ração dos gatos (receita em breve aqui.)
 Ela é boa, só que tem que vigiar bem, porque esquenta e assa muito rápido e pode queimar o centro da pizza.

 Essa forma, como a imagem sugere, serve para bolos e pudins. Tem outra forma redonda que colocamos embaixo dessa para fazer o banho-maria (esqueci de tirar foto), mas como nunca fizemos  pudim nessa forma não sei como funciona. Se quiser uma receita avise que testamos ;)


   E você, vai testar fazer essa receita? Se sim, escreva embaixo se tu curtiu ou sugestão para incrementar esse Pão sem Queijo, adoramos testar na cozinha!

 BON APPETIT!

Talvez lhe interesse

0 Comentários

Curta-nos no Facebook

INSTAGRAM